Curso sobre os Sacramentos da Penitência e Unção dos enfermos com o Pe. Getson

 alt

Recebemos com imensa alegria o Pe. Getson Pereira da Silva que atualmente está cursando seus estudos no Ateneo da Santa Cruz em Roma. Ele foi formado nesta casa em 2007 e está lecionou para os alunos dos alunos do terceiro ano de teologia, nos dias 11 a 23 de julho de 2011, o curso de Teologia Sacramental: Penitência e Unção dos Enfermos. Esse curso dedica-se ao estudo da penitência, e da unção dos enfermos, conhecidos como sacramentos de cura (CCE1421), reconhecendo que ambos pertencem ao que podemos chamar de estrutura essencial da salvação. Busca-se inda a compreensão teológica e histórico-celebrativa de ambos, de modo exaustivo, nos decorridos dois milênios de tempo da Igreja, uma vez que “os sacramentos destinam-se à santificação dos homens, à edificação do Corpo de Cristo e ainda ao culto a ser prestado a Deus. Sendo sinais, destinam-se também à instrução, pois é por meio da economia sacramental, que o Cristo Senhor, comunica os frutos do Mistério Pascal.

Curso de Introdução à Sagrada Escritura com o Pe. Márcio Rigolin

  alt  

      Foi com grande alegria que nos dias 11 a 22 de julho de 2011, o pe. Márcio Barbosa Rigolin da diocese de Franca-SP, ministrou aos alunos do segundo ano de filosofia, do nosso Seminário, o curso de Seminário Filosófico IV: Introdução a Sagrada Escritura.

Curso de TEOLOGIA DOGMÁTICA: Deus Revelado

alt

Começou na última sexta-feira, dia 20 de maio de 2011, o curso de Teologia Dogmática: Deus Revelado, oferecido pelo teólogo Pe. José Antônio Sayes, para os alunos do primeiro ano do curso de Teologia. Estendendo-se até o dia 17 de junho de 2011.

Esse curso aborda o tema da revelação de Deus, onde, para falarmos, ou melhor, meditarmos adequadamente sobre o Deus Cristão é necessário partirmos do evento da sua manifestação na história da humanidade, através do Antigo Testamento, até chegarmos ao seu cume no evento, ao mesmo tempo paradoxal e maravilhoso, do Mistério da Pessoa e da Missão de Jesus Cristo; isto é: Encarnação, vida pública, Paixão, Morte e Ressurreição. Sendo fiéis ao método histórico, isto é, partindo da História da Salvação seja na Sagrada Escritura, seja na vida da Igreja, buscaremos extrair elementos para uma melhor compreensão do Mistério de Deus Uno e Trino e suas consequências para uma vivência da espiritualidade trinitária de comunhão na Igreja em favor da humanidade