Inicio das Aulas Intensivas - 2012

No dia 13 de fevereiro de 2012, as aulas dos cursos intensivos do primeiro semestre de 2012 terão início.

O horário está publicado no link da secretaria acadêmica.

Atenciosamente,

Secretaria Acadêmica

Reunião de Professores do Centro de Estudos - 2º/2011

alt alt altalt alt alt 

No Centro de Estudos, foi realizada a reunião de professores que prestam serviços à nossa faculdade. Depois da reunião, os professores rezaram conosco a Hora Média, e encerraram esse encontro com um fraterno almoço.

Curso de Direito Canônico com o Pe. José Luis Borja

alt

Foi com muita alegria que recebemos a presença do Pe. José Luis Borja Botía, que foi vice-reitor do Seminário Redemptoris Mater de Viena - Aústria. Ele foi itinerante na Áustria, e atualmente encontra-se em itinerância na Espanha. No último dia 19 de julho de 2011, iniciou com os alunos do terceiro ano de teologia o curso de Direito Canônico II.

A disciplina tem por objetivos, dentre outros, fornecer informações sobre as estruturas do direito eclesial referentes às funções de ensinar e de santificar da Igreja; identificar as estruturas do direito eclesial, relacionado-as com os cânones do Código de Direito Canônico, vigente; conhecer os aspectos estruturais e funcionais do sistema canônico de codificação; e conhecer as implicações pastorais do sistema jurídico canônico quanto às funções de ensinar e de santificar a Igreja.

Curso sobre Sacramento do Matrimônio com o Pe. João Baptista

 alt

Foi satisfação e alegria que os alunos do terceiro ano de teologia, deste Seminário, começaram, no dia 25 de julho de 2011, o curso de Teologia Sacramental - Matrimônio com Pe. João Baptista Mezzalira Filho, formado nesse Seminário. Atualmente, ele está realizando o doutorado em Roma no Pontifício Instituto João Paulo II. O curso se estenderá até 05 de agosto de 2011.  Berço da vida e do amor, onde o homem « nasce » e « cresce », a família é a célula fundamental da sociedade.” (Christifideles laici, n. 40). Autênticas famílias não podem prescindir do matrimônio em sua origem. Portanto, a intenção é estudar o matrimônio como realidade criacional e como sacramento, ou seja, próprio dos batizados. O curso procura desde a teologia, no marco da história da salvação, o ser e o dever ser do matrimônio nas etapas da Revelação, estudando o matrimônio e o desígnio salvífico de Deus a seu respeito.