Afiliação do Centro de Estudos "Redemptoris Mater" à Lateranense

Reconhecida a afiliação do Centro de Estudos Filosófico-Teológicos “Redemptoris Mater” com a Lateranense        Por Pe. Marcos Sabater Muñoz*

 

alt

A Sagrada Congregação para a Educação Católica, dicastério pertencente à Santa Sé e que aborda os assuntos concernentes a seminários, universidades, faculdades e centros de estudos, confirmou a decisão da Pontifícia Universidade Lateranense de conceder ao Centro de Estudos Filosófico–Teológicos “Redemptoris Mater” de Brasília a afiliação à sua Faculdade de Teologia. O reconhecimento por parte da Sagrada Congregação foi aprovado com decreto de 22 de agosto de 2012.

 

O Centro de Estudos Filosófico–Teológicos “Redemptoris Mater” de Brasília foi fundado em 1995 por iniciativa do Cardeal José Freire Falcão. No ano passado, o papa Bento XVI nomeou como Arcebispo de Brasília a Dom Sergio da Rocha, que tomou conhecimento do projeto já iniciado há muitos anos e, imediatamente, manifestou o seu apoio e desejo a fim de contar, no Planalto Central brasileiro, com um centro de estudos afiliado à Universidade Lateranense de Roma.

 

O processo foi iniciado no dia 1 de março de 2012 com o pedido por carta de Dom Sergio da Rocha ao Conselho da Faculdade de Teologia da Lateranense, sendo admitido o pedido em 20 de março. O mesmo Conselho, reunido em 5 de junho, aprovou a afiliação e o processo foi remetido à Sagrada Congregação para a Educação Católica em 11 de junho, que confirmou a decisão da Pontifícia Universidade Lateranense com decreto de 22 de agosto de 2012.

 

Atualmente, o centro de estudos acolhe sessenta e sete alunos, a maioria proveniente do Seminário Missionário Arquidiocesano “Redemptoris Mater”, dois do Mosteiro São Bento de Brasília, dois do Mosteiro Nossa Senhora da Ternura de Formosa-GO e sete do Instituto Divino Mestre de Brasília.

 

Os conteúdos acadêmicos, com a sua correspondente carga horária, distribuem-se entre os diversos cursos de Propedêutico, 1º e 2º de Filosofia e 1º, 2º, 3º e 4º de Teologia. Para o Pe. Francisco Javier Romero, Decano do Centro de Estudos, “com este reconhecimento eclesiástico dos estudos realizados pelo nosso seminário, a qualidade da educação e da formação da nossa casa é impulsionada. É um gesto de comunhão com o Papa e a doutrina da Igreja, já que a Lateranense é a sua universidade. É um desafio no trabalho teológico dos professores e alunos do centro. Toda a comunidade eclesial também será beneficiada pelos diversos cursos de extensão e master”.

 

No dia 11 de agosto, com motivo da visita de Dom Enrico dal Covolo, reitor da Universidade Lateranense, o Centro de Estudos “Redemptoris Mater” de Brasília lançou o primeiro número da revista de pesquisa filosófica-teológica ‘Brasiliensis’. A revista, de publicação semestral, recolhe estudos de caráter teórico ou aplicado nas áreas de Filosofia, Teologia, Ciências da Religião e afins, assim como artigos, traduções, entrevistas, resenhas e resumos de dissertações ou teses, de autoria de pesquisadores nacionais e estrangeiros (acesse os resumos dos artigos no área de publicações desse site). O primeiro número pode ser adquirido no Seminário Missionário Arquidiocesano “Redemptoris Mater” no valor de R$ 25,00 e a subscrição anual no valor de R$ 40,00. Os pedidos podem ser feitos contatando no telefone (61) 3251-1818 ou no e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

 Mais informações:
- Pe. Francisco Javier Romero, Decano do Centro de Estudos Filosófico-Teológicos “Redemptoris Mater” de Brasília - Tel.: (61) 3251-1818.

 


* Pe. Marcos Sabater é licenciado em Ciência da Comunicação pela Universidade Católica Santo Antônio de Múrcia - Espanha, e professor de Introdução a Sagrada Escritura neste Centro de Estudos.

Curso intensivo de Teologia Sacramental: Matrimônio com o Pe. João Baptista Mezzalira Filho

    

     Durante o período de 31 de julho a 24 de agosto de 2012, os alunos do terceiro ano de Teologia do nosso Centro de Estudos participaram do curso intensivo de Teologia Sacramental - Matrimônio com Pe. João Baptista Mezzalira Filho, formado nesse Seminário. Ele é Licenciando em Sacra Teologia do Matrimônio e da Família pelo Instituto João Paulo II junto à Pontifícia Universidade Lateranense de Roma – Itália.

 

     O presente curso ministrado tem como intenção estudar, ainda que não exaustivamente, o matrimonio como realidade criacional e como sacramento(ou seja, próprio dos batizados). Desde a teologia situá-lo no marco da história da salvação: o ser e o dever ser do matrimônio nas etapas da Revelação. Na teologia do matrimônio busca-se estudar o matrimônio e o desígnio salvífico de Deus a seu respeito, com a intenção de descobrir o estilo de vida que, consequentemente, corresponde a viver como casados.

"A razão, fechada em si mesma, morre"

Dom Enrico Dal Covolo: "A razão, fechada em si mesma, morre; ela é fecunda quando se alarga na dimensão do amor"

 

Por Pe. Marcos Sabater Muñoz*

 

     O Seminário Missionário Arquidiocesano Redemptoris Mater de Brasília acolheu no dia 11 de agosto de 2012, a conferência intitulada “Sobre a ideia de universidade, cultura da qualidade e nova evangelização”, realizada pelo bispo Dom Enrico dal Covolo, reitor da Pontifícia Universidade Lateranense de Roma. O Pe. Juan José Armendáriz, reitor do Seminário, apresentou o conferencista aos mais de setenta professores, estudantes e convidados dos diversos centros de estudos religiosos da Arquidiocese de Brasília que estavam participando.

     A conferência tratou sobre a vocação e a missão da universidade no contexto atual “marcado fortemente pelo relativismo”. Dom Enrico iniciou o seu discurso partindo dos escritos de John Henry Newman para desmantelar a afirmação do filósofo alemão Friedrich Nietszche: “A universidade é um obstáculo para quem queira se dedicar totalmente na busca da verdade”.

      Nesse sentido, Dom Enrico afirmou que, para contrarrestar as reivindicações das diversas disciplinas que querem se fazer com a verdade absoluta, é necessário que a filosofia e a teologia sejam “assumidas como responsáveis da correlação e da síntese entre as várias disciplinas”, conseguindo desse modo que a universidade se torne em “lugar do saber universal”.

       “Hoje há uma necessidade imperante de que a razão se alargue, porque ela, fechada em si mesma, ao final morre; ela é fecunda quando se alarga na dimensão do amor”, disse. Chegados a este ponto, o reitor da Lateranense definiu a vocação da teologia como ciência da fé afirmando que “a teologia, se é fiel à sua epistemologia autêntica, possui uma instância de verdade que está além, ‘transversal’ às outras ciências, e com caráter decisivo na sua própria meta final”.

      Dom Enrico explicou que “o importante não são as noções, mas transformar a mentalidade, isto é, levar os pesquisadores a não contentar-se com noções, mas com a busca e a pesquisa da verdade”. Só assim as universidades e os centros de estudo poderão atingir uma cultura da qualidade baseada na verdade própria da pessoa humana. “Pessoalmente estou cada vez mais convencido de que, frente à emergência educativa e à crise dos valores, existe uma resposta para sair da crise: uma universidade que funcione bem, um lugar que seja de autêntica formação de formadores”.

     Na sua visita ao Seminário Redemptoris Mater de Brasília, Dom Enrico esteve acompanhado de Mons. Cosimo Smerano, Presidente da Pontifícia Academia para as Ciências Históricas, que se referiu aos cinquenta anos da abertura do Concílio Vaticano II e aos trabalhos de pesquisa que estão sendo organizados para tal ocasião.

      No fim do ato acadêmico, o Diretor do Centro de Estudos Filosófico – Teológicos Redemptoris Mater, Pe. Francisco Javier Romero, agradeceu a presença e o apoio recebido da Pontifícia Universidade Lateranense de Roma na pessoa do seu reitor para a consecução da filiação acadêmica. “O processo de filiação, que ainda não concluiu, é fruto de um ambiente que está se criando em Brasília para chegar a essa cultura da qualidade à qual Dom Enrico se referiu na sua palestra e, desse modo, chegar a uma nova evangelização nas universidades e centros de estudo”, afirmou.

      Terminada a conferência, foi lançado o primeiro número da revista de pesquisa filosófico-teológica Brasiliensis, editada pelo mesmo Centro de Estudos. A revista, de publicação semestral, recolhe estudos de caráter teórico ou aplicado nas áreas de Filosofia, Teologia, Ciências da Religião e afins, sob forma de artigos e, eventualmente, traduções, entrevistas, resenhas e resumos de dissertações ou teses, de autoria de pesquisadores nacionais e estrangeiros.

 


* Pe. Marcos Sabater Muñoz é licenciado em Ciência da Comunicação pela Universidade Católica Santo Antônio de Múrcia - Espanha, e professor de Introdução a Sagrada Escritura neste Centro de Estudos.

Início das aulas do 2º semestre de 2012

Informamos que as aulas do 2º semestre de 2012 de nosso Centro de Estudos Filosófico-Teológicos serão iniciadas no dia 31 de julho de 2012.

 

Atenciosamente,

Secretaria Acadêmica.